domingo, 24 de abril de 2011

Faz algum sentido?!

Quem me conhece sabe que sempre fui Católica Apostólica Romana desde criança sempre segui os ritos e dogmas com muito respeito e afinco, pois bem ultimamente estou muito afastada da minha religião e isso me deixa muitíssimo preocupada, mas esse distanciamento me mostrou um outro lado do mundo.
Sempre segui à risca a Semana Santa, para mim assim como para todos os católicos é a data mais importante afinal de contas é a maior prova de amor que Deus nos deu ao enviar seu filho para morrer por nós.
Esclarecimentos à parte, o que mais me tocou nesse feriado foi a perda dos sentidos, até para mim: confesso!
Passamos o feriado em Campinas na casa do meu irmão, longe de qualquer tradição católica e de tudo que sempre me norteou desde criança. Na quinta-feira saímos Sérgio e eu para beber, pra ser sincera não queria afinal não fui criada assim, a quinta-feira santa é um dia triste, pois Jesus foi entregue à morte. Deveríamos como bons cristãos católicos termos ficado em casa, mas não foi o que aconteceu. Na sexta-feira não comemos carne, pelo menos isso de tradição, mas fomos ao shopping, pois é o shopping abriu na sexta-feira da paixão. Estranho isso já que esse é um dia que deveríamos estar em casa, Cristo morreu para nos salvar e nós fazemos o quê? Vi inúmeras pessoas comendo carne e aquilo me deixou um pouco triste. No sábado fomos a um parque de diversões e mais uma vez o sentido deste feriado se perdeu. Para finalizar hoje, domingo de Páscoa, passamos no Santuário Nacional de Aparecida, há 10 anos que não ia lá, mas parece que nada mudou. O enfoque se distancia totalmente da fé e vai para o lado do consumo, não que as pessoas não devam ir e comprar suas lembrancinhas, mas a cada canto que você olha é um box, uma lojinha, um ambulante...será que foi para isso que Jesus se pôs em sacrifício? Não foi ele mesmo que condenou o comércio no Templo?
Se perguntarmos a qualquer criança o que a Páscoa representa possilvemete ele responderá: chocolate, coelhinho, mas não dirá Jesus Cristo. O que nós fizemos com o nosso domingo de Páscoa? É mais importante comprar um ovo enorme do personagem tal, com o brinde tal do que refletir sobre a vitória da vida sobre a morte? Li um texto da Heloísa Perissé na revista do Jornal o Dia hoje que mostra muito bem esse posicionamento.
O post de hoje é um desabafo e para muitos leitores pode soar como uma besteira, afinal o mundo mudou. Permito-me ser nostálgica aos 23 anos, tenho saudades da semana santa da minha infância e adolescência onde juntamente com os jovens de Santa Luzia fazíamos a via sacra e vivíamos a via sacra. Naquela época mesmo que muito novos sabíamos o real sentido daquele momento e sua importância para nossa crença.
Nunca é tarde para voltar para casa e hoje senti isso, estava precisando voltar e essa Semana Santa reacendeu a chama no meu coração e uma voz se ativou dentro de mim: "Volta pra mim, filha! Nunca te abandonei."
Deus nunca nos abandona por mais que nos afastemos dele.
Boa Páscoa!


Nenhum comentário: