quarta-feira, 9 de março de 2011

Ainda é carnaval?

Chegamos à quarta-feira de cinzas e uma indagação não sai da minha cabeça. Ainda é carnaval? Não no sentindo real da palavra de tempo corrido, mas sim do gênero. Pois bem, explicarei melhor.
Passei os dias de folia em Mangaratiba na costa verde fluminense e fiquei impressionada como o que apenas se ouvia na praia era "funk" . Não que eu não goste do ritmo, muito pelo contrário eu adoro a batida apesar das letras deprimentes que alguns mc's insistem em escrever. Perguntei-me o tempo todo..cadê as marchinhas de carnaval, o samba???
Participamos de um bloco que ainda tentava manter a tradição dessas músicas que apesar de arcaicas são a cara do carnaval do Rio, porém quando o trio chegava à praia tinha que competir com as disputas de som protagonizadas por carros "tunados" que querem vencer nos decibéis a atenção do público.
Talvez eu tenha escolhido um péssimo lugar para passar o carnaval esse ano, afinal de contas recordo ainda fresco na memória o carnaval de 2009 que fui ao Recife e brinquei bastante ao som do frevo e maracatu. Pode ser que os blocos de rua da cidade do Rio de Janeiro ainda mantenham essa tradição e toquem apenas samba ou as já tradicionais marchinas de carnaval para arrastar as multidões, afinal de contas ainda é ou não é carnaval?

Nenhum comentário: