terça-feira, 22 de março de 2011

Dia mundial da água

22 de março dia mundial da água. Aprendemos lá no primário(desculpem-me as pedagogas, mas quando estudei era assim, rs*) que a água é uma recurso renovável, ou seja nunca acabaria. Hoje passados 15 anos que ouvi isso pela primeira vez o mundo me mostra que não é bem assim. Se continuarmos a usar a água de forma desregrada passaremos por tempos muito difíceis.
Vemos esse futuro muito distante, mas ele está aí batendo à nossa porta, especialistas dizem que em 60 anos já estaremos sentindo esses sintomas. Em alguns lugares do planeta as populações já sofrem com a escassez dá água este é um excelente motivo  para deflagrarem a 3ª Guerra Mundial. Alguns podem achar que as minhas palavras sejam um tanto exageradas, mas acredito que não seja; afinal de contas nosso planeta possui menos de 3% de água doce para suprir a necessidade de 6 bilhões de habitantes em toda Terra.
É tão triste olhar para os rios das grandes cidades mortos, às vezes me pergunto se as pessoas e empresas que os poluem não veem a importância daquelas águas, não só pelo consumo, mas como fonte de lazer. A cidade em que moro é Nova Iguaçu (Iguaçu que em tupi-guarani significa "grande quantidade de água") numa referência ao Rio Iguaçu que é o mais volumoso da região, atualmente vemos os grandes rios da região agonizando, tais como Iguaçu, Botas, Sarapuí e podemos citar até o Guandu que só não é pior, pois é de onde a Cedae capta água para a população fluminense. Outrora tais rios era a forma principal de ligação entre a região e a capital fluminense.

Abaixo segue uma carta que li no blog da Ong Planeta Água ( http://www.ongplanetaagua.blogspot.com/ )

Documento extraído da revista biográfica "Crónicas de los Tiempos" de abril de 2002.


Um exercício de imaginação, que está para além da ficção. Preocupante por vermos que diariamente se desperdiça um recurso tão importante e que não é inesgotável.

Ano 2070. Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém com 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.

Recordo quando tinha cinco anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro.. .

Agora usamos toalhas de azeite mineral para limpar a pele.

Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras. Agora, devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água.

Antes, o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje, os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava - pensávamos que a água jamais podia acabar. Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aqüíferos estão Irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes, a quantidade de água indicada como ideal para beber eram oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo e tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado já que as redes de esgotos não se usam por falta de água.

A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele provocadas pelos raios ultravioletas que já não tem a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.

A industria está paralisadas e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-nos em agua potável os salários.

Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele, uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40.


É esse o mundo que queremos para nós mesmos? Pois 2070 está aí e não é nenhum absurdo  eu mesma estarei com 83 anos se Deus permitir e de acordo com pesquisas recentes o número de idosos no planeta superará o de jovens, afinal de contas a medicina está cada vez mais avançada e os vovôs e vovós abandonaram o hábito de jogar damas e tricotar faz tempo, eles querem interagir com o mundo e não apenas ver a vida passar.

Pensem nisso....

Planeta Água Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos

Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água...



http://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/planeta-agua.html#ixzz1HLgVp4eS

Nenhum comentário: